Gasolina ï?½?ï?½ a comida do carro. <$BlogRSDURL$>

Gasolina ï?½?ï?½ a comida do carro.

sábado, abril 09, 2005

A insinuante saga das odaliscas maravilhosas

xxviii b.

A esfera protocolar compreende as relações interpessoais pautadas pela simples funcionalidade atribuída a cada pessoa. Ou seja, quando o sujeito entra no ônibus e paga a passagem para o cobrador, este é não mais que apenas um apêndice da catraca.
No universo do protocolo, as pessoas são encaradas não como pessoas propriamente, mas como entidades identificadas através de suas funcionalidades. Estas entidades são divididas em três categorias:
- Ferramentas;
- Obstáculos;
- Paisagem;
As categorias são bem auto explicativas, a meu ver. E, por isso, não me aprofundarei em suas descrições. Os ferramentas são aquelas pessoas de quem se necessita para realizar alguma tarefa no contexto social. A comunicação com eles é fácil e eles se dispõem a cooperar sem demandar grandes esforços. Os obstáculos são aqueles que, como se pode prever, contrariamente aos ferramentas, apreciam dificultar o trâmite dos acontecimentos. Trudy tende a evitá-los, portanto. Finalmente, os paisagens são aqueles que não se prestam a nenhuma das colocações acima dispostas, e apenas vagam encarnados na forma humana. Mas, dela prescindindo no que toca às qualidades de interação. Seja lá o que isso signifique. Os paisagens são, para Trudy, o grupo protocolar mais deprimente, pois não há possibilidade de interatuação entre ela e qualquer membro deste grupo, sem que se configure ou uma mudança de categoria (para ferramenta ou obstáculo) ou "o Salto".

posted by MAHONE, Juanita  # 5:30 PM



eXTReMe Tracker
Genial n?o.
:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?